Introdução



segunda-feira, 20 de agosto de 2007

CD - CHOROS DE PAULINHO DA VIOLA - Marcia Taborda

Ontem, passei a noite ouvindo esse CD e fui me deliciando com a beleza da execução e dos arranjos dessa violonista que não conhecia.
Também não sabia da grandiosidade das composições Paulinianas para violão. Fiquei encantado. Choros, valsas, tangos entranhavam meus ouvidos e cheguei a me emocionar. Agradeci a DEUS por me permitir aos 63 anos poder ainda escutar coisas assim que me fazem arrepiar, sonhar e perceber com a mesma emoção que sentia ouvindo Dilermando Reis, Garoto, Luiz Bonfá, Laurindo de Almeida, Carlos Barbosa Lima, no velho radio RCA de meu pai, quando tinha oito anos de idade. PAULINHO DA VIOLA, dispensa comentários. No momento cabe apenas aplaudir a esse grande músico que nos dá essa multiplicidade musical. Estou fazendo brevemente uma postagem com um CD(mp3)virtual com solos de violão.
Estou incluíndo a primeira faixa desse CD cujo título é ITANHANGÁ e com isso espero fazer uma homenagem singela a Paulinho da Viola e Marcia Taborda, esperando que um dia eles possam conhecer as outras musicas dessa visionária seleção.
Quanto a violonista MARCIA TABORDA, busquei na internet subsídios para divulgá-la, mas sei que tudo que escreveram sobre ela ainda é pouco para exaltar seu talento. Abaixo transcrevo na íntegra uma referencia feita pelo Currículo do Sistema de Currículos Lattes:

Marcia Ermelindo Taborda

Marcia Taborda Violonista, cantora, musicóloga. Das raras intérpretes brasileiras que se dedicam ao repertório contemporâneo, Marcia Taborda vem desde 1989 atuando em Bienais e Festivais de Música no Brasil e exterior como Porto Alegre Em Cena, Montags Musik Brasilien em Berlim e Pro Musica Nova promovido pela Radio Bremen, realizando primeiras audições de inúmeros trabalhos. Doutora em História Social pela UFRJ com a tese "Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro 1830/1930. Desenvolveu paralelamente estudos de canto com o soprano Carol Macdavit e especializou-se em repertório contemporâneo com Joan LaBarbara e Christine Schadberg em Nova Iorque. Uma das vencedoras do Programa de Bolsas Rioarte - 2004, realizou a pesquisa "O violão brasileiro em 78 RPM". Única brasileira a receber o prêmio The 1997 Kennedy Center Fellowships of the Americas, com projeto de pesquisa sobre a utilização da voz no repertório contemporâneo. É co-autora do livro "500 anos da música popular brasileira" e pesquisadora responsável pela seleção de faixas e texto informativo do CD duplo de mesmo nome, uma realização da FMIS e FAPERJ. Estudiosa da história do violão no Brasil, tem artigos publicados em revistas especializadas como "Soundboard", editada pela Guitar Foundation of America, "Revista Brasiliana" da Academia Brasileira de Música, "Revista da Música Popular", entre outras. Gravou para a Acari Records o CD "Choros de Paulinho da Viola" com a obra do compositor escrita para o violão e para o selo ABM Digital, o CD "Musica Humana", com obras do repertório brasileiro contemporâneo. É professora de violão e Coordenadora de Pesquisa do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei. (16/09/2004)
(Texto informado pelo autor)

Última atualização do currículo em 28/03/2007
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/3048002134755260

Nenhum comentário: