Introdução



segunda-feira, 28 de maio de 2007

CD VALSAS PERNAMBUCANAS


A Valsa, surgiu na Europa e espalhou-se pelo mundo ocidental como uma das danças de salão mais apreciada. A Família Real portuguêsa trouxe o gênero musical com a Côrte incorporando-se a música brasileira, adaptando-se ás formas e ao sotaque nacional. Hoje, a valsa está presente na obra de quase todos nossos compositores dos mais variados estilos da música popular e erudita. Alguns compositores de Pernambuco mais conhecidos como autôres de FREVO enriqueceram o cenário musical nacional com essas valsas que nos envaidecem como pernambucanos e brasileiros. Esse CD traz um desfile de composições desses mestres que apresento a seguir: Edgard Moraes - Voando aos Céus - Levino Ferreira - Consumação - Capiba - Clube Português - Maestro Duda - Gizelle...Quero também,com essa postagem,homenagear compositores,instrumentistas e cantores de Pernambuco que comparecem nesse CD mantendo o prestígio da música de Pernambuco, com talento e virtuosismo.
Realmente o Mestre Bozó conduz a direção musical desse CD com competência e talento. Parabéns a todos os músicos que participam desse album, pelo que realizam no
engrandecimento da musicalidade pernambucana. São eles:
Adalberto Cavalcanti (bandolim e violão tenor)
Maestro Spok (sax)
Elianna Caldas(piano
Nuca (violão)
Mariza Johnson (violoncello)
Expedito Baracho(voz)
Cláudia Beija (voz)
Geraldo Maia(voz)
Irah Caldeira (voz)
Bozó (violão 6,7 e cavaquinho)
Mozart Ramos (flauta)
Felipe Johnson (violino)
Lúcio Sócrates(Oboé)
Alberto Guimarães (violão 7)
Danielli Johnson(Viola Erudita)
Júlio Rangel (violão 6)
Nando Rangel (baixo acústico)
Enoque Souza (bateria)
Antonio Barreto (bateria)
Valdemir(flauta e flautim)
Diego Reis (acordeon)
Crisóstomo Santos (clarone)
Suzilane Figueredo(cravo)
Nelson Brederode (cavaco)
João Paulo Albertim(bandola)
Mauricio Cesar (bandoloncelo)
Alexandro Sobreira(violão 7)
Erilson Oliveira (clarinete)
Cláudio Negrão (violão baixo)
Eliel Correia (clarinete)
Fábio Batista(clarinete)
Parabéns para Adalberto Cavalcanti e João Araújo que são os criadores e idealizadfores desse lindo disco.

sábado, 26 de maio de 2007

CD TOCANDO PARA O INTERIOR - Nailor Proveta

Ontem, dia 25 de maio de 2007 tive uma noite inesquecível no Teatro FECAP no bairro da Liberdade - SP. Lá estavam grandes músicos de São Paulo em homenagem a NAILOR PROVETA no momento o maior clarinetista e saxofonista do Brasil. Desde ABEL FERREIRA não aparecia no cenário nacional um músico desse quilate. Nailor Proveta está no auge de sua carreira e em todo seu esplendor, brindou o público, exatamente no dia de seu aniversário com Dobrados, Valsas, Maxixes e Choros. Teatro lotado, sonoridade perfeita para ouvidos exigentes, o " SHOW " retrata o " Coreto " a imagem viva das retretas do Interior e seus músicos com formação nas bandas de música. É essa imagem que Chico Buarque vislumbrou na música A BANDA, vencedora de um Festival da Canção. Olhem só: "
A moça feia debruçou na janela pensando que a banda tocava pra ela ".
Esse cenário tem legítimos representantes: Nailor Proveta e a banda Mantiqueira. .
E a noite continuou com um desfile de astros de São Paulo.
Como convidado especial, comparece, o compositor e bandolinista ISAÍAS DE ALMEIDA , trazendo ao espetáculo um magestoso colorido, presenteando o público com algumas músicas ao lado de PROVETA. Entre outras, comove o público ao tocar uma composição de sua autoria" PRANTOS " que me fez arrepiar. Acordes perfeitos, paletada refinada e sutil, improvisos em cima de uma linha melódica delicada e exuberante. "Prantos" é choro revezando valsa ou vice versa. É composição que se tornará imortal a exemplo de INGÊNUO de Pixinguinha ou DOCE DE COCO de Jacob. O cenário se modifica para um regional, onde os violões de ISRAEL (irmão de Isaías) e EDMILSON CAPELUTI fazem o acompanhamento com baixarias e acordes aveludados. Tudo isso sob o cavaquinho preenchendo e centrando do extraordinário HAROLDO CAPELUTI e o ritmo do experiente ZEQUINHA no pandeiro.
De algumas músicas também participaram o QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO com a seguinte formação: Betina Stegmann ( violino), Nelson Rios(violino) Marcelo Jaffé(viola) Roberto Suetholz.(Cello)
Mais um astro se apresentou, dessa feita o maestro concertista, compositor, pianista e arranjador LAÉRCIO DE FREITAS(TIO) ,
Com um choro de sua autoria, intitulado " Seu Geraldo", o grande músico homenageia o pai de NAILOR e envolve o espetáculo num clima de concerto. Nos círculos da música instrumental brasileira o pianista é respeitado como um compositor de choros muito originais, além de ser um tarimbado pianista e maestro. Os arranjos de Laércio de Freitas, que já realçaram discos de Elza Soares, Jair Rodrigues, Clara Nunes, Marcos Valle e Wilson Simonal, entre outros astros da MPB, vêm sendo disputados nos últimos anos pelas melhores orquestras paulistas, caso da Banda Mantiqueira.
Mas, voltemos ao dono da noite ! Parabéns pelo seu aniversário.
****************** Muitas Felicidades ! ******************
Entre suas músicas Nailor Proveta levou ao público a valsa NORMA que compôs para uma senhora que estava junto com seu esposo, na platéia. Fêz questão de apontá-la, num gesto comovente e de muita emoção. A execução dessa música com a presença de SEU GERALDO (pai do músico), tocando acordeon foi impressionante. Momento familiar interiorano, com sabor de café da manhã, de vizinhos na sala, de amor. Norma acenando para o público mostrava com orgulho em uma das mãos a partitura da valsa composta por Nailor em 1974.
E a apresentação quase se encerra com os músicos reunidos no palco recebendo com surprêsa a Banda Matiqueira, ao som de dobrados e marchas surgindo da platéia. Ainda tocam em homenagem ao aniversariante o famoso PARABÉNS PRA VOCÊ. Agora, todos estão no palco e o SHOW se encerra ao som do TICO TICO NO FUBÁ de Zequinha de Abreu onde todos tocam em conjunto e também com solos individuais. Um momento divino ! uma apoteose !
Todavia, para mim a noite não terminou. Ainda fui agraciado com o CD autógrafado pelo músico na saida do Teatro. Fiquei envaidecido e honrado.
Um privilégio, afinal nasci vizinho a uma banda de música em Garanhuns .. Banda de música do Maestro XIXI . Nasci e cresci como Nailor, entre dobrados, marchinhas, valsas e choros.
Baixem as músicas:
PRANTOS (Choro de Isaías de Almeida)
NORMA (Valsa de Nailor Proveta)

quinta-feira, 24 de maio de 2007

CD VALSAS BRASILEIRAS


DOWNLOAD 1
DOWNLOAD 2
Este não é um disco destinado apenas a quem gosta de violão ou de valsas. Tem endereço para quem ama a vida.

MARCO PEREIRA, violonista excepcional.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

CD NOSSO CHORO

ALTAMIRO CARRILHO escreveu na contra capa do disco: " Esse CD do GRUPO NOSSO CHORO vem com uma seleção admirável. Vários estilos de choro são apresentados com arranjos atraentes e timbres variados. Agradeço a todos os componentes do grupo pela regravação de algumas de minhas músicas de maneira tão fiel e com tanta dignidade "
CONJUNTO NOSSO CHORO...Componentes: Milton Mori, bandolim, guitarra e cavaquinho Zé Barbeiro, violão de seis e sete cordas Stanley, clarinete Joãozinho, cavaquinho Marcelo, pandeiro e percussão CONVIDADOS: Rose da Flauta, Bombarda (acordeon), Sérgio(contra-baixo), Glauco (Bateria).

terça-feira, 22 de maio de 2007

LP (vinil) ZEQUINHA DE ABREU (Acordeon de Orlando Silveira)




ORLANDO SILVEIRA e seu conjunto interpretam músicas de Zequinha de Abreu. Uma jóia rara !
Acordeon
maravilhoso!


DOWNLOAD

CD - V A L S A S


OLINDA ALLESSANDRINI - Entre seus inúmeros prêmios destacam-se o de aluna laureada da Escola de Belas Artes da Universidade de Caxias do Sul, o prêmio “Medalha de Ouro” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o prêmio “Milton de Lemos” da Universidade Federal de Pelotas, o prêmio “Distinzione” da Associação Italiana do Rio Grande do Sul, dois primeiros prêmios em Concursos Nacionais de Piano, no Rio de Janeiro e na Bahia, e por tres vezes o prêmio “Açorianos”, em 1994 , 1996 e 2005. Foi especialmente homenageada pela Discoteca Pública Natho Henn por seu trabalho em pesquisa e divulgação da música dos compositores do Rio Grande do Sul. Nesse CD OLINDA apresenta:
06 Valsas lindíssimas de Ernesto Nazareth DOWNLOAD 1
12 Estudos n. 1/12 de Francisco Mignone DOWNLOAD 2

LP(vinil) CLARA SVERNER E JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL


CLARA SVERNER e JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL, dois grandes pianistas brasileiros interpetram a obra de JOPLIN e SATIE ... Vale a pena baixar e ouvir.

DOWNLOAD 1
DOWNLOAD 2

sábado, 19 de maio de 2007

CD SORRISO DE CRIANÇA - CONJUNTO PAULISTANO


MILTON MORI
bandolim, guitarrinha midi
JOÃO MACACÃO
violão 7 cordas
JOÃOZINHO
cavaquinho
TIGRÃO
Pandeiro
INAH
voz

Melhor CD no gênero regional. Musicos de renome de São Paulo se reúnem e formam o CONJUNTO PAULISTANO, sob os arranjos do grande instrumentista e arranjador MILTON MORI. É a volta dos velho regional, com arranjos modernos, arrojados e inovadores.
Tudo isso acontece sem exagêros e a modernidade se alia a tradição necessária.
São quatro exímios instrumentistas e uma cantora experiente "INAH" de voz quente, grave e poderosa.
Também pudera. não é ? vejam:
JOÃO MACACÂO (violão sete cordas) excelente ! Não foi a toa que o inesquecível seresteiro" Caboclinho Querido "SILVIO CALDAS o agarrou por mais de 20 anos para ser seu violão base. Além disso, JOÃO tem uma voz macia,aveludada, que se espalha na noite Paulista. Sou seu admirador e amigo e sempre que posso vou assistí-lo tocar e cantar. Tenho a honra de tê-lo como amigo pessoal.
JOÃOZINHO (cavaquinho) ... centra no cavaco que dá gosto e sola que é um meu DEUS me acuda.
TIGRÃO, pandeiro arrojado e destemido, mestre na percurssão, sabe tirar tudo de seu instrumento, não sei se seria exagêro dizer que não tem mais que aprender.
MILTON MORI acho que não há muito o que dizer pois já é artista consagrado por todo País. Admirado por todos como grande instrumentista ele se supera a cada momento com maestria sendo um artista de grande sensibilidade.
Estudioso e responsável pelo que faz,causa fascínio a seus alunos e por consequência é hoje um dos grandes nomes da música nacional. Tenho o privilégio de ser seu amigo pessoal e frequentador de seu aconchegante apartamento em Pinheiros.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

CD R001 - UM ALÔ PARA O SIX - Rossini Ferreira e Six

ROSSINI FERREIRA bandolinista remanecescente da ‘Época de Ouro’ do rádio e grande vencedor do I Festival Nacional do Choro, em 1977, faleceu em Recife, aos 81 anos de idade, devido a uma parada cardíaca, foi um dos músicos que, em 1959, integrou uma pequena excursão a bordo de um Jeep Wyllis com destino à casa de Jacob do Bandolim, no Rio de Janeiro. Criava-se ali um elo entre os instrumentistas e compositores do Nordeste e Sudeste do País, que influenciaria várias gerações. UM ALÕ PARA O SIX é um disco para colecionadores, um obra prima, um brinde musical. O mestre Rossini homenageia outro grande músico SIX (Cavaquinista) também falecido.
Valsas, choros, etc desfilam para nosso deleite. Todas as músicas são da autoria do Rossini menos as faixas 18 e 20 que são de autoria do SIX (Francisco de Assis). E por citar SIX, grande cavaquinista e compositor, ao baixarem o CD, entre as fotos da capa tem uma ampliada onde aparece na esquerda Rossini e na direita SIX, observem uma curiosidade; a mão direita de SIX tem seis dedos perfeitos. DEUS sabe o que faz !

quinta-feira, 10 de maio de 2007

S-006 LP - TAPETE MÁGICO - Carolina Cardoso de Menezes


Esse LP de Carolina é fantástico e de rara execução. Com efeito, são tocadas 60 músicas sem intervalo, onde 30 são internacionais e 30 nacionais.
Na época, a ODEON fez esse desafio para Carolina gravar sem interrupção. Efetivamente, é o mais dificil trabalho da pianista, que é a grande homenageada do nosso blogger.

sábado, 5 de maio de 2007

S-001 CD PRELUDIANDO - Carolina Cardoso de Menezes

CAROLINA CARDOSO DE MENEZES Começou a estudar piano ainda jovem, por influência do pai,  também pianista.    Diplomou-se pelo  Instituto Nacional de Música  em teoria e solfejo e começou a trabalhar nas emissoras  de rádio do  Rio de Janeiro.    Nos anos 30 gravou algumas de suas composições  pela Odeon.  Fez um disco na década  de  quarenta em  companhia  do  violonista  Garoto , e  teve fundamental importância na transposição do choro para o piano. Compôs  vários choros, valsas, sambas e boleros.  Em 1997  gravou esse  CD   pelo  selo  Accoustic,  com clássicos  do  choro,  Valsas e Canções  Brasileiras  chamado  "Preludiando".  Estou  orgulhoso  e envaidecido de postar essa obra prima que abre meu blogger e sempre que possivel postarei tudo que ela gravou. Ela é minha grande homenageada.

veja e ouça DESPERTAR DA MONTANHA